Não é mais uma questão de quando começar uma comunicação digital, e sim de como começar!

Quem trabalha com comunicação para organizações já sabe: Não existe planejamento que não leva em consideração o digital.
Segundo o relatório de abril de 2022 produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite, o número de usuários ativos de redes sociais no mundo é de 4,65 bilhões. O que representa 58,7 da população mundial!
No Brasil, 81% da população tem acesso à internet, a pesquisa indica os brasileiros passam, em média, 3 horas e 47 minutos por dia conectados às redes sociais.
Essa popularização costuma ser associada ao baixo custo de implantação e operação, além da facilidade de uso e da possibilidade de rápido alcance de amplas audiências. Com base nesses atributos, as redes sociais têm se tornado um excelente canal para empresas de todos os portes e segmentos de mercado.
No entanto, apenas ter presença nas redes sociais não é garantia de sucesso. É preciso ter uma gestão estratégica dessas redes, que esteja alinhada com a estratégia de negócio da empresa.
Esse alinhamento se faz necessário porque as redes sociais oferecem às empresas a possibilidade de construírem uma relação direta com seus consumidores.
A gestão estratégica de redes sociais passa pelo estabelecimento de objetivos; pela definição de público-alvo; pela escolha da rede social mais adequada; pela definição de conteúdos; pela formulação de estratégias de engajamento; monitoramento e avaliação dos resultados.
Mire as Redes Sociais, acerte o Planejamento Estratégico
Os objetivos de uma estratégia de redes sociais devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa.
Por exemplo, uma empresa pode querer usar as redes sociais para aumentar o número de vendas, construir uma imagem de marca positiva, angariar novos clientes ou fidelizar os atuais.
A escolha da rede social adequada vai garantir que a mensagem seja transmitida da forma correta para o público-alvo. Cada rede social possui características diferentes e é mais indicada para um tipo de público.
Os conteúdos devem ser relevantes para o público-alvo e devem seguir as diretrizes da estratégia de comunicação da empresa. Produza conteúdos originais, que chamem a atenção do público e despertem o interesse em consumi-los.
As estratégias de engajamento devem estar focadas em gerar interação com o público-alvo. Essa interação pode ser obtida por meio de comentários, likes, compartilhamentos e reações.
O monitoramento e a avaliação dos resultados são essenciais para medir o impacto da estratégia de redes sociais na atividade da empresa. Esse monitoramento deve ser feito de forma regular para identificar possíveis problemas e tomar medidas corretivas.
Embora as redes sociais ofereçam diversos benefícios às empresas, elas não são um meio milagroso para resolver todos os problemas. É preciso ter uma gestão estratégica de redes sociais para que os objetivos da empresa sejam alcançados.
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