Porque fazer um Planejamento Estratégico de Redes Sociais?

Não é mais uma questão de quando começar uma comunicação digital, e sim de como começar!

Planejamento Estratégico de Redes Sociais
Os objetivos de uma estratégia de redes sociais devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa.

Quem trabalha com comunicação para organizações já sabe: Não existe planejamento que não leva em consideração o digital.

Segundo o relatório de abril de 2022 produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite, o número de usuários ativos de redes sociais no mundo é de 4,65 bilhões. O que representa 58,7 da população mundial!

No Brasil, 81% da população tem acesso à internet, a pesquisa indica os brasileiros passam, em média, horas e 47 minutos por dia conectados às redes sociais.

Essa popularização costuma ser associada ao baixo custo de implantação e operação, além da facilidade de uso e da possibilidade de rápido alcance de amplas audiências. Com base nesses atributos, as redes sociais têm se tornado um excelente canal para empresas de todos os portes e segmentos de mercado.

No entanto, apenas ter presença nas redes sociais não é garantia de sucesso. É preciso ter uma gestão estratégica dessas redes, que esteja alinhada com a estratégia de negócio da empresa.

Esse alinhamento se faz necessário porque as redes sociais oferecem às empresas a possibilidade de construírem uma relação direta com seus consumidores.

A gestão estratégica de redes sociais passa pelo estabelecimento de objetivos; pela definição de público-alvo; pela escolha da rede social mais adequada; pela definição de conteúdos; pela formulação de estratégias de engajamento; monitoramento e avaliação dos resultados.

Mire as Redes Sociais, acerte o Planejamento Estratégico

Os objetivos de uma estratégia de redes sociais devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa.

Por exemplo, uma empresa pode querer usar as redes sociais para aumentar o número de vendas, construir uma imagem de marca positiva, angariar novos clientes ou fidelizar os atuais.

A escolha da rede social adequada vai garantir que a mensagem seja transmitida da forma correta para o público-alvo. Cada rede social possui características diferentes e é mais indicada para um tipo de público.

Os conteúdos devem ser relevantes para o público-alvo e devem seguir as diretrizes da estratégia de comunicação da empresa. Produza conteúdos originais, que chamem a atenção do público e despertem o interesse em consumi-los.

As estratégias de engajamento devem estar focadas em gerar interação com o público-alvo. Essa interação pode ser obtida por meio de comentários, likes, compartilhamentos e reações.

O monitoramento e a avaliação dos resultados são essenciais para medir o impacto da estratégia de redes sociais na atividade da empresa. Esse monitoramento deve ser feito de forma regular para identificar possíveis problemas e tomar medidas corretivas.

Embora as redes sociais ofereçam diversos benefícios às empresas, elas não são um meio milagroso para resolver todos os problemas. É preciso ter uma gestão estratégica de redes sociais para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

Precisa de estratégia de redes sociais? Entre em contato conosco agora mesmo! Clique aqui!