Se você chegou aqui é porque já sabe que posts aleatórios não vão trazer resultados para o seu negócio. Entenda como um Planejamento de Redes Sociais pode ajudar no seu negócio
A maioria das pessoas acredita que apenas ter uma frequência de postagem é o suficiente para alavancar o branding de sua empresa ou aumentar as suas vendas.
Mas, o que poucas pessoas entendem é que um bom planejamento para as redes sociais de seu negócio pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu marketing digital.
E quando digo bom planejamento, entenda que é um bom planejamento mesmo! Isso que dizer, não basta conhecer o sua persona, ou estar presente em diversos
canais. É preciso ter suas metas e objetivos muito bem definidos para então traçar estratégias eficazes.
Vou usar um cliente como exemplo, o @harmonicfitnes, se você for no Instagram dele agora (22/06/22) verá que está parado. Porque a empresa está passando por processo profundo de reorganização, com redefinição do escopo de trabalho, do formato e dos serviços oferecidos.
Conversando com cliente chegamos a conclusão que era melhor pausar o trabalho no Instagram e no Facebook. E assim, aguardar essa reestruturação para traçar uma nova estratégia focada nos novos objetivos do cliente. Isso poupou dinheiro e tempo para nós dois.
Conclusão: Esforço sem objetivo, não gera resultado
Então o que é preciso ser feito antes de fazer um planejamento de redes sociais?
Antes do planejamento de redes sociais, faça um planejamento estratégico para sua empresa e nela defina os objetivos de marketing — as redes sociais são abarcadas dentro do guarda chuva do marketing.
A partir disso, organize as ideias, as estratégias, a frequência de postagem, o orçamento e outras ações voltadas para o alcance de seu objetivo.
A estratégia de social media só vai fazer sentido se ajudar o seu negócio a alcançar os objetivos. Como: vender mais; ampliar seu alcance; gerar mais Leads; ou atrair visitantes para o site.
Para mim as redes sociais são plataformas de networking, é lugar de conexão. Cada qual com o seu objetivo específico, mas todas ligam pessoas a pessoas. E por esta razão são super ferramentas para criar relacionamento entre marcas e seus consumidores. Por isso, trace o perfil de sua persona, do seu cliente ideal.
Descubra o que seu cliente quer ouvir e crie conteúdos de valor para ele.
Não faça do seu feed uma vitrine, traga informações relevantes, no formato com as características dos canais escolhidos.
Muitos negócios colocam essa etapa lá no início e definem os canais e conteúdos antes de tudo. Só que a escolha das plataformas depende da definição dos objetivos da estratégia e do perfil da persona, que devem vir em etapas anteriores, como já foi dito.
Um post é só a ponta do iceberg, para aquele post estar ali existe muito trabalho por trás. Por isso, é preciso monitorar os dados e avaliar se as estratégias estão atingindo o objetivo. Existem ferramentas que auxiliam nesta análise como o Estúdio de Criação do Facebook, onde consegue ver os insights e de quebra agendar suas postagens.
Precisa de alguém para fazer o Planejamento de Redes Socias? Clique aqui
