Como fazer o Planejamento de Redes Sociais para o seu negócio?

Se você chegou aqui é porque já sabe que posts aleatórios não vão trazer resultados para o seu negócio. Entenda como um Planejamento de Redes Sociais pode ajudar no seu negócio

A maioria das pessoas acredita que apenas ter uma frequência de postagem é o suficiente para alavancar o branding de sua empresa ou aumentar as suas vendas.

Mas, o que poucas pessoas entendem é que um bom planejamento para as redes sociais de seu negócio pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu marketing digital.

E quando digo bom planejamento, entenda que é um bom planejamento mesmo! Isso que dizer, não basta conhecer o sua persona, ou estar presente em diversos

canais. É preciso ter suas metas e objetivos muito bem definidos para então traçar estratégias eficazes.

Mas o que são metas e objetivos claros?

Vou usar um cliente como exemplo, o @harmonicfitnes, se você for no Instagram dele agora (22/06/22) verá que está parado. Porque a empresa está passando por processo profundo de reorganização, com redefinição do escopo de trabalho, do formato e dos serviços oferecidos.

Conversando com cliente chegamos a conclusão que era melhor pausar o trabalho no Instagram e no Facebook. E assim, aguardar essa reestruturação para traçar uma nova estratégia focada nos novos objetivos do cliente. Isso poupou dinheiro e tempo para nós dois.

Conclusão: Esforço sem objetivo, não gera resultado

Então o que é preciso ser feito antes de fazer um planejamento de redes sociais?

Antes do planejamento de redes sociais, faça um planejamento estratégico para sua empresa e nela defina os objetivos de marketing — as redes sociais são abarcadas dentro do guarda chuva do marketing.

A partir disso, organize as ideias, as estratégias, a frequência de postagem, o orçamento e outras ações voltadas para o alcance de seu objetivo.

A estratégia de social media só vai fazer sentido se ajudar o seu negócio a alcançar os objetivos. Como: vender mais; ampliar seu alcance; gerar mais Leads; ou atrair visitantes para o site.

  • Conheça o seu público

Para mim as redes sociais são plataformas de networking, é lugar de conexão. Cada qual com o seu objetivo específico, mas todas ligam pessoas a pessoas. E por esta razão são super ferramentas para criar relacionamento entre marcas e seus consumidores. Por isso, trace o perfil de sua persona, do seu cliente ideal.

  • Crie uma linha editorial

Descubra o que seu cliente quer ouvir e crie conteúdos de valor para ele.

Não faça do seu feed uma vitrine, traga informações relevantes, no formato com as características dos canais escolhidos.

  • Estabeleça os canais e a frequência de postagem

Muitos negócios colocam essa etapa lá no início e definem os canais e conteúdos antes de tudo. Só que a escolha das plataformas depende da definição dos objetivos da estratégia e do perfil da persona, que devem vir em etapas anteriores, como já foi dito.

  • Gerencie conteúdos e monitore os resultados

Um post é só a ponta do iceberg, para aquele post estar ali existe muito trabalho por trás. Por isso, é preciso monitorar os dados e avaliar se as estratégias estão atingindo o objetivo. Existem ferramentas que auxiliam nesta análise como o Estúdio de Criação do Facebook, onde consegue ver os insights e de quebra agendar suas postagens.

Precisa de alguém para fazer o Planejamento de Redes Socias? Clique aqui